sábado, 23 de março de 2013

QUEM É O FORDU - Fórum Regional para o Desenvolvimento Universitário


FORUM REGIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO UNIVERSITARIO

1-QUEM É O FORDU
O FORDU-Fórum Regional para o Desenvolvimento Universitário é uma Organização Não-Governamental, de caracter filantrópico, não-lucrativo, com fins humanitários e solidariedade, sem fins político-partidários. Criado no Huambo em Janeiro de 2005. É de âmbito regional que pode abrir representações a nível nacional e internacional. 

2-MISSÃO INSTITUCIONAL
 O FORDU-Fórum Regional para o Desenvolvimento Universitário tem como missão, negociar e colaborar com o Governo angolano para que este defina um plano político, económico e social que se baseia na educação; que visa melhorar as condições de vida das populações e seu acesso a bens materiais, financeiros e culturais como fruto do conhecimento produzido nas escolas, promover o respeito pelos direitos fundamentais através do ensino e educação competente e competitivo, participativo e sobretudo justo e equitativo enfocado na qualidade, inclusão e desenvolvimento humano.

3-VISÃO INSTITUCIONAL
O FORDU-Fórum Regional para o Desenvolvimento Universitário, acredita que só uma intervenção social baseada no conhecimento, reconhecimento, promoção, garantia de direitos humanos fundamentais permite aos cidadãos mais desfavorecidos e empobrecidos superar a sua situação de pobreza através de usufruir dos seus direitos inalienáveis na sua dimensão económica, social, cultural, civil e política do cidadão;

4-VALORES FUNDAMENTAIS DA ORGANIZAÇÃO
O FORDU-Fórum Regional para o Desenvolvimento Universitário tem como valores internos de relações institucionais a Democracia, a inclusão social, igualdade de direitos, transparência, humanismo solidário (personalista), respeito pelas leis.

5-SEDE SOCIAL DA ORGANIZAÇÃO
O FORDU-Fórum Regional para o Desenvolvimento Universitário é uma organização de âmbito regional com a sede na província do Huambo; pode realizar acções e possuir representantes em qualquer parte do território nacional ou no estrangeiro de acordo com a lei. A criação de suas estruturas nas Províncias é condicionada pelas limitações de sua capacidade económica.

6-O FORDU ENQUANTO UMA ASSOCIAÇÃO DE TIPO MOVIMENTO SOCIAL
O FORDU-Fórum Regional para o Desenvolvimento Universitário enquanto Associação voluntaria, filantrópica, apartidária e de solidariedade humanística de carácter comunitário, a ele pode aderir todas as pessoas singulares ou colectivas que se identifiquem com a sua missão, sua visão institucional e seus valores identitários com especial atenção para os académicos universitários entre estudantes, professores e quadros superiores que cumprem e respeitam os estatutos do FORDU e façam cumpri-los e respeita-los.

7-ÓRGÃOS SUPREMOS DO FORDU
O FORDU-Fórum Regional para o Desenvolvimento Universitário é organizado em:
  • Assembleia Geral,
  • Direcção
  • Conselho de Representantes
  • Conselho Fiscal

8-COMPROMISSOS FUNDAMENTAIS DOS ÓRGÃOS DO FORDU
Os Órgãos Fundamentais se comprometem a elaborar, interpretar, alterar, cumprir e fazer cumprir os estatutos e outros diplomas regulamentares do FORDU e por esta via aplicar todas as medidas compensatórias e sancionatórias aos membros do FORDU.

9-FORDU-AGENCIA DE DESENVOLVIMENTO
Para a prossecução dos seus fins o FORDU-Fórum Regional para o Desenvolvimento Universitário, enquanto movimento social actua operacional e tacticamente como uma agência de desenvolvimento, que implementa projectos concretos de desenvolvimento, estrategicamente traçados no FORDU-Associação.

10-ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO FORDU-AGENCIA
1-Director Geral - D.G.
2-Director geral adjunto - D.G.A
3-Director de Unidade de Projectos e Investigação cientifica – DUPIC
4-Serviços de Estudos, Monitoria e Avaliação -SEMA
5-Delegados de Unidades Orgânicas – DUO

11-GABINETES TACTICOS DO FORDU
Para a dinamização das actividades em busca dos resultados preconizados, o FORDU-Fórum Regional para o Desenvolvimento Universitário possui 5 gabinentes:
1-Gabinete de Planeamento Estratégico – GaPE
2-Gabinete de Desenvolvimento Temático – GaDT
3-Gabinete de Administração e Contabilidade – GaAC
4-Gabinete de Direitos Humanos, Petições, Reclamações e Denuncias
5-Gabinete de Consultoria Jurídica e Advocacia Social

12-AMBITO GEO-ESTRATÉGICO DE ACTUAÇÃO DO FORDU
Nivel 1- O FORDU trabalha com as faculdades locais, com os actores locais, com as organizações de base para a construção de capacidades (capacities building) através de implementação de projectos concretos; neste nível embora trabalhe com todas as camadas, há 3 grupos privilegiados: a juventude, as mulheres e os grupos desfavorecidos.

No nível 2- O FORDU trabalha em cooperação com todas as regiões universitárias em intercâmbio sócio -científico e mobilidade de quadros, reflectindo sobre políticas gerais e especificas de ensino superior quer público quer privado;
Analisa e discute a relação entre o sector universitário e o seu impacto na Governação de Angola;
Influencia as políticas públicas através do debate universitário;
Aconselha a juventude nacional através de vários movimentos e sensibilidade, incluindo os conhecidos “movimentos revolucionários” sobretudo em Luanda e Benguela em termos de construir-lhes maiores capacidades e visão estratégica bem como identificar-lhes forças e fraquezas, ameaças e oportunidades para fazerem opções mais acertadas possíveis e também mais prudenciais.

 No nível 3- internacional trabalha na área de cooperação com os Movimentos científicos e universitários globais através de parceria com as universidades estrangeiras; e as agencias das Nações Unidades; as Organizações Não-Governamentais Internacionais como a Open Society, Oxfam, as Organizações Intergovernamentais como União Europeia e OUA, as embaixadas (EUA, FRANÇA e Noruega através da Ajuda Popular da Noruega). Candidato convidado da Comissão Africana dos Direitos Humanos da OUA e observador paralelo de Direitos Humanos na SADC.

SÍNTESE DOS 3 NÍVEIS:
Nível 1-local implementando projectos de campo
Nível 2-nacional influenciando políticas públicas e intervenção mais concertada com outras organizações e instituições do Estado
Nível 3-internacional influenciando politicas, praticas, ideias e crenças globais

13-PROGRAMAS TEMÁTICOS DE INTERVENÇÃO DO FORDU
1- Programa da Juventude, Desenvolvimento e Mobilidade Social
2-Programa de Cooperação Universitária e Investigação Cientifica
3-Programa de Direitos Humanos, Democracia, Governabilidade e Género
4-Programa de Ensino Formal e Qualidade
5-Programa de Educação para Cidadania e Ambiente
6-Programa de Apoio Institucional a actores estatais



Sem comentários:

Enviar um comentário